Quem foi o doador da obra "Móvel de múltiplas utilidades"?

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Noemia Mourão- Manuella n° 29



Biografia:
Noêmia Mourão Moacyr (Bragança Paulista, 15 de fevereiro de 1912 – São Paulo, 21 de agosto de 1992),
pintora figurativa, desenhista e cenógrafa.

PULANDO CORDA
aquarela - cie - 47 x 31
2.500
Paisagem marítima com duas moças, 1937 –
 óleo sobre tela - 79,2x63 cm

Cronologia:
Foi aluna de pintura do artista Emiliano Di Cavalcanti com quem se casou em 1933 (separando-se em
1947). Na companhia do marido, foi para o Rio de Janeiro, onde trabalhou ilustrando (com aquarelas e
desenhos) poemas para jornais, e para Recife – local onde teve grande contato com Gilberto Freire, Cícero Dias, Lula Cardoso Ayres (assim como outros renomados artistas e escritores); depois, seguiram
juntos para a Europa (Lisboa, onde fixaram residência por um curto período, Bélgica, Espanha e outros
países).
Durante cinco anos (1935 a 1940) estudou em Paris – Academia Ranson, Academia La Grande Chaumière e
na Sorbonne (nesta instituição fez o curso de Filosofia e História da Arte) –, trabalhou como ilustradora dos
jornais Le Monde e Paris Soir e foi convidada pela Radio Difusion Française, onde participou de um
programa sobre artes plásticas e literatura (discutido em língua portuguesa) junto com outros grandes
artistas (Cícero Dias, Tavares Bastos e Marcelino de Carvalho).
Quando voltou para o Brasil, estudou com o artista Victor Brecheret, mas sua grande paixão continuou sendo a aquarela.
Em 1947, a convite do governo norte-americano, morou (por um período de seis meses) em Nova York
ilustrando revistas, decorando vitrines da Quinta Avenida (principal avenida novaiorquina) e trabalhando no
feitio de estamparias.
Trabalhou desenhando cenários e figurinos para o Teatro Brasileiro de Comédia, projetou os cenários e os
figurinos para o Balé Fantasia Brasileira (um dos eventos das comemorações do IV Centenário de São
Paulo) e nos anos 60 viajou pelo Brasil estudando a arte plumária indígena (pesquisa que resultou no livro Arte Plumária e Máscara de Danças dos Índios Brasileiros (1971).
Participou de exposições como o Salão de Pintoras da Europa – entre outras mostras em Paris –, da 4ª
Bienal Internacional de São Paulo e por todo o Brasil.
O MAB/Faap de São Paulo organizou, em 1990, uma Retrospectiva de suas obras.
Após sua morte, seus trabalhos foram apresentados em diversas exposições como a mostra 100 Obras-
Primas da Coleção Mário de Andrade: Pintura e Escultura (IEB/USP, 1993), Fantasia Brasileira: O Balé do IV
Centenário (Sesc, 1998), entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário