Quem foi o doador da obra "Móvel de múltiplas utilidades"?

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Mirella - Caboclinho Dança - 31 7G

Caboclinho – Dança

            Caboclinho é uma dança do folclore popular brasileiro de origem indígena executada no carnaval, sendo um dos ritmos mais tradicionais do carnaval de Pernambuco e de todo o nordeste.
            Homens, mulheres e crianças apresentam coreografias com ritmo marcado. A dança representa batalhas, colheitas e caçadas.
            Na maioria das vezes a música é instrumental, porém alguns grupos recitam versos. O instrumento usado na maioria das vezes é a gaita, (flauta de apito ou pífano) além dos estalos que os dançarinos fazem com seus arcos e flechas. Os ritmos são o perré (ou toré), guerra e baião, e a dança é forte e rápida, exigindo destreza e desenvoltura dos participantes. Há passos em que se dança agachado, baixando-se e levantando-se rapidamente e ao mesmo tempo rodopiando, apoiando-se nas pontas dos pés e calcanhares, exigindo muita resistência física. A dança requer muito ritmo, pois cada paço é sempre marcado por eles que exigem perfeição.
  Seus trajes são sempre bem soltos para destacar os movimentos rápidos e habilidosos dos dançarinos, e sempre muito coloridos. Os dançarinos costumam executar a dança descalços, para facilitar o movimento do corpo.
            Os caboclinhos costumam se apresentar em Recife, em Olinda, Nazaré da Mata, Carpina, Tracunhaém, Camaragibe, São Lourenço, Paudalho e nos estados de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, com sua dança que é apreciada por muita gente. 
  

          

Abaixo o link de um video da dança: 

http://www.youtube.com/watch?v=L9p7zR9nmKs&feature=player_detailpage

Fontes de pesquisa:

http://6bcaboclinho1.blogspot.com/2009/03/definicao-caboclinho-e-uma-danca-do.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Caboclinhos

http://www.viagemdeferias.com/recife/cultura/caboclinho.php

           

Um comentário: