Quem foi o doador da obra "Móvel de múltiplas utilidades"?

sábado, 29 de outubro de 2011

Luciana n.27 7G- Museu da Casa Brasileira

Criado em 1970 com a denominação de Museu do Mobiliário Artístico e Histórico Brasileiro, recebeu o nome atual em 1971 por sugestão de Sérgio Buarque de Holanda. O projeto arquitetônico de Wladimir Alves de Souza abriga hoje um acervo permanente que, além de móveis dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX, possui também objetos em cobre e esculturas em bronze apresentados na exposição “O móvel da Casa Brasileira”.
Desde 1996 está aberta para visitação parte do acervo que teve acesso restrito durante alguns. Além do amplo jardim com mais de seis mil m², que permite momentos de reflexão e calma, o visitante também encontra o simpático restaurante Quinta do Museu, no qual é oferecida seleção de pratos da culinária brasileira e internacional. A instituição ficou mais conhecida com a iniciativa de promover o prêmio “Design Museu da Casa Brasileira” em 1986.
Avenida Faria Lima, 2.705 - Jardim Paulistano - Zona Oeste
Tel.: (11) 3032-3727/3032-2564
E-mail: agendamentomcb@terra.com.br
Site: www.mcb.sp.gov.br
Horário: De terça a domingo, das 10h às 18h
Preço: R$ 4 (inteira) e R$ 2 para estudantes. Aos domingos a entrada é gratuita
Jardim:

Entrada:





 Obra escolhida:
Eu escolhi uma obra chamada "Móvel de múltiplas utilidades", esta obra fica localizada na parte de arquitetura do museu.


Foi criada em 1917 por Pedro da Silva Pimentel, um grande artista. O doador desse móvel foi Pietro Maria Bardi.
Este é um “móvel surpresa”: aberto, transforma-se em cama com cômoda, penteadeira, escrivaninha, banquinho e ainda nichos para guardar objetos. Bastante compacto, é indicado para uso em ambientes reduzidos. Reza a lenda que foi feito para trabalhadores de circo. Araucárias (que foram abundantes no Sul do país e hoje praticamente desapareceram) e casas de sapé são representados em entalhes na parte frontal da peça.
Eu escolhi essa obra pois achei o design muito trabalhado e bem feito; interessante porque o mesmo tem muitas funções(pode ser uma cama, penteadeira, escrivaninha, etc....)

Móvel de múltiplas utilidades Móvel de múltiplas utilidades

Pedro Antonio da Silva Pimentel:

O "Móvel de múltiplas utilidades" foi criado quatro anos antes de sua morte(foi criado em 1917). Ele nasceu em 1862 e morreu em 1921. Ele trabalhava em um circo.
Pietro Maria Bardi:

Pietro Maria Bardi (La Spezia, 21 de fevereiro de 1900 — São Paulo10 de outubro de 1999) foi jornalistahistoriadorcríticocolecionador, expositor e negociador de obras de arte. Pietro Maria Bardi ou simplesmente P.M. Bardi foi, junto com Assis Chateaubriand, o responsável pela criação do Museu de Arte de São Paulo (MASP), sendo seu diretor por 45 dedicados anos consecutivos.


Infancia:

Segundo de quatro irmãos, diziam que era de poucos amigos e que sua vida escolar foi bastante acidentada. O próprio Bardi declarou, em inúmeras entrevistas, ter sido reprovado quatro vezes na terceira série do ensino fundamental.
Abandonou a escola, desanimado pelo insucesso, e atribuía sua inteligência a um acidente doméstico: após uma queda em que feriu a cabeça, tomou gosto pela leitura. Lia absolutamente tudo que podia durante sua adolescência, hábito que o acompanhou por toda a vida.
  Pietro Maria Bardi


Fontes:

www.casa.abril.com.br
pt.wikipedia.org/wiki/Antônio_da_Silva_Pimentel

entretenimento.uol.com.br/ultnot/2008/02/13/ult4326u655.jhtm
pt.wikipedia.org/wiki/Pietro_Maria_Bardi

www.itaucultural.org.br/aplicExternas/...IC/index.cfm?...









Nenhum comentário:

Postar um comentário