Quem foi o doador da obra "Móvel de múltiplas utilidades"?

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Juliana n°24/7°G - Definição e histórico: Literatura de cordel

A literatura de cordel é uma espécie de poesia popular que é impressa em folhetos ilustrados com o processo de xilogravura. Ela ganhou esse nome porque em Portugal, as poesias eram amarradas em cordões a mostra para o povo. Ficam estendidos em lojas pequenas e mercados populares e até mesmo nas ruas. O cordel normalmente apresenta rimas. No Brasil prevalece a produção poética, mas em outros locais nota-se a forte presença da prosa. A forma mais freqüentemente usada é a redondilha maior, ou seja, o verso de sete sílabas poéticas. A estrofe mais comum é a de seis versos, chamada sextilha. E o esquema de rimas mais comum é ABCBDB.
A literatura de cordel chegou ao Brasil no século XVIII, pelos portugueses. Aos poucos, foi se tornando cada vez mais popular. Hoje em dia, podemos encontrar a literatura de cordel principalmente na região Nordeste do Brasil. Eles são vendidos em lonas ou malas estendidas em feiras populares.

Esses pequenos livros tem um custo baixo e normalmente são vendidos pelos próprios autores. Tem sucesso por causa do preço baixo, do tom humorístico de muitos deles e também por retratarem fatos da vida cotidiana da cidade ou da região. Os principais assuntos dos livretos são: festas, política, secas, disputas, brigas, milagres, vida dos cangaceiros, atos de heroísmo, milagres, morte de personalidades entre outros temas.

Às vezes, estes poemas são acompanhados de violas e recitados em praças com a presença do público. 
Este tipo de literatura marcou também a cultura francesa, espanhola e portuguesa, através dos trovadores.

abaixo, duas imagens dos pequenos livros de cordel. na ssegunda imagem mostra os livretos pendurados em um cordão:



 xilogravura de um cordel:

xilogravura feita por mim sobre a literatura de cordel:

fontes de pesquisa:

http://www.lendo.org/o-que-e-literatura-de-cordel-autores-obras/
http://www.nataltrip.com/index.php?Fa=cae.cad1&CAR_ID=22
http://correiodobrasil.com.br/sociologo-defende-ensino-da-literatura-de-cordel-nas-escolas-de-ensino-fundamental-e-medio-2/282634/
http://www.infoescola.com/literatura/literatura-de-cordel/
http://www.suapesquisa.com/cordel/

Nenhum comentário:

Postar um comentário