Quem foi o doador da obra "Móvel de múltiplas utilidades"?

terça-feira, 15 de março de 2011

Figurino do Caboclinho- Luciana n.27 7G

 A roupa dessa maravilhosa festa  é composta por saiotes e tangas, confeccionadas com penas de emas, avestruzes, pavões e outras aves, lantejolas, cotas, espelhos, vidrilhos, cordas e sementes, já que o caboclinho é uma dança de uma tribo.
Nessa festa também são usados adereços na cabeça e eles são bem diversificados, aqui temos vários exemplos:capacetes, cabeleiras, diademas,  girassóis e leques, decorados com penas e lantejoulas, colares de contas e sementes no pescoço e pequenas cabaças na cintura. Apresentam-se sempre descalços.

                                         
CABOCLINHOS ( foto da Web )

Eles entram na dança descalços e a perna aparece.
Os homens entram sem a parte de cima e com uma saia feita de penas coloridas. Chapéus cheios de plumas. Não usam um calçado, e usam uma tornozeleira cheia de plumas. Eles também tem como arma um arco-e-flecha. As mulheres usam a mesma roupa que os homens, só que com a parte de cima.

Se no maracatu está toda a herança das nações de negros, no caboclinho vamos encontrar a presença do índio que, como primitivo dono da terra, mantém durante o carnaval as suas danças e lendas que contam a glória dos seus antepassados.
O Caboclinho é com certeza uma das presenças mais originais do carnaval do Recife, sendo o grupo formado pelo: cacique, mãe-da-tribo, pajé, matruá, capitão, tenente, porta-estandarte, perós (meninos e meninas), caboclos-de-baque, cordão de caboclos e cordão de caboclas, os músicos geralmente são em número de quatro. O conjunto é formado pela inúbia (um pequeno flautim de taquara), caracaxás ou mineiros, tarol e surdo. A beleza plástica das jovens índias, a forte coreografia dos caboclos e a variedade de cores do conjunto, dão um toque de destaque ao grupo.


Fontes pesquisadas:
http://www.fotolog.com.br/luciana_e_sergio/58246670
http://www.flickr.com/photos/vmiranda/2317959238/
www.wikipedia.org/wiki/Caboclinho
http://www.emdefesadacidadania.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário